Com investimento de US$ 260 milhões, o Governo da China criou uma nova rede de internet que conecta as 40 principais universidades e institutos de pesquisa do país. O objetivo de permitir conexão de bilhões de dispositivos simultâneos através de uma nova infraestrutura de rede é evitar tentativas de espionagem.
O lançamento oficial da nova rede de internet aconteceu no laboratório de tecnologias digitais Tsinghua. A infraestrutura conta com nova geração de cabeamento, roteadores, servidores e backbones.
O começo da pesquisa para desenvolvimento da nova rede de internet aconteceu em 2013, quando foi revelado pelo ex-agente da CIA (Central Intelligence Agency, a Inteligência dos Estados Unidos), Edward Snowden, que os Estados Unidos espionavam o país asiático. Por tornar públicas muitas informações da CIA, Snowden foi condenado em seu país e está exilado na Rússia.
A guerra comercial entre Estados Unidos e China passou a ter maiores impactos no Brasil com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, que por ter alinhamento ideológico com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou a participação da empresa chinesa Huawei do leilão de 5G no Brasil. No entanto, o governo brasileiro voltou atrás e admitirá a Huawei no leilão. Com informações da seção Tilt, do site Uol.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.