Apesar do presidente Jair Bolsonaro não marcar presença na 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, 13 governadores têm presença confirmada no evento que reunirá líderes globais para tratar do tema, a partir desta segunda-feira (1º).
Estão confirmados os gestores João Doria (PSDB), de São Paulo; Mauro Mendes (DEM), de Minas Gerais; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Camilo Santana (PT), do Ceará; Gladson Cameli (Republicanos), do Acre; Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; Wellington Dias (PT), do Piauí; Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina; e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul.
Não irão, mas mandarão representantes os governadores Wanderlei Barbosa (sem partido), governador em exercício do Tocantins; Reinaldo Azambuja (PSDB), de Mato Grosso do Sul; Antônio Denarium (Progressistas), de Roraima; Waldez Góes (PDT), do Amapá. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas e Renan Filho (MDB), governador de Alagoas.
Da Bahia, o senador Jaques Wagner (PT), integrante da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, marcará presença no evento. O governador Waldez Góes (AP) enviará a secretária de Meio Ambiente, Josiane Andréia Soares Ferreira, e o secretário de Planejamento, Eduardo Tavares e Wilson Lima (AM) será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
O governador de São Paulo, João Doria, participará, nesta segunda-feira (1º), da sessão “Cidades e Declarações: Visão geral de seu trabalho atual sobre inovação climática e tendências e necessidades futuras” e do lançamento do livro “Acordo Ambiental São Paulo”, promovido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Mauro Mendes (DEM), governador do Mato Grosso, vai acompanhar os painéis “Carbono Neutro MT”, “Amazon Day” e “Finanças para infraestrutura sustentável”, que discutem soluções para a atividade econômica de um dos estados com a relação mais problemática com os biomas em risco. Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, o estado que mais desmata, também estará na Cúpula do Clima, mas não divulgou sua agenda. (Com informações de Lourival Sant’Anna, Douglas Porto e Carolina Figueiredo, da CNN)
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.