A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai promover, em parceria com a OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia), no dia 4 de novembro, um debate com todos os candidatos a prefeito de Salvador. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (14), pelos presidentes das duas entidades, Ernesto Marques e Fabrício Castro.
A decisão acontece depois de a Rede Bahia de Televisão, afiliada da Rede Globo, confirmar o cancelamento do debate eleitoral que estava previsto para o dia 31 de outubro. A emissora alegou preocupações com as questões sanitárias vigentes. Com isso, o debate marcado para o próximo dia 24 pela TVE, segue sendo o único confirmado para acontecer em TV aberta para este pleito.
Na apresentação da proposta, o presidente da ABI defendeu “não só a oportunidade, mas a necessidade de a Associação recuperar uma tradição de eleições passadas, promovendo uma confrontação civilizada de ideias e propostas para a cidade”. Segundo Ernesto Marques, o confronto de ideias é importante para o eleitor soteropolitano. “Será uma grande celebração da democracia e por Salvador, que merece conhecer o pensamento de quem se apresenta para dirigir a terceira maior metrópole brasileira”, afirmou.
De acordo com a ABI e OAB-BA, todos os representantes das coligações serão informados do evento e convidados para uma reunião online nos próximos dias, onde serão apresentadas as regras do debate, que acontecerá no Auditório Samuel Celestino, na sede da ABI, no Centro Histórico.
Devido a pandemia do novo coronavírus, as entidades afirmam que todos os protocolos serão seguidos para o cumprimento das normas de segurança sanitária, desde o acesso ao Edifício Ranulfo Oliveira, e durante o evento, no oitavo andar do prédio, onde fica o espaço.
A organização
Não haverá plateia, os comunicadores e advogados convidados para fazerem perguntas participarão ao vivo, mas de forma remota e os candidatos poderão levar apenas uma pessoa à sua escolha – dirigente partidário, candidato a vice ou assessor.
As entidades promotoras do debate convidarão todos os veículos de comunicação soteropolitanos a se associarem à iniciativa. A proposta é formar uma rede envolvendo meios impressos e eletrônicos, incluindo os sites e blogs noticiosos. Além da divulgação prévia, com entrevistas dos organizadores, anúncios e chamadas, no caso de emissoras de rádio e televisão, os veículos que se integrarem à rede farão a cobertura online e poderão retransmitir o debate a partir dos canais da ABI e da OAB no YouTube e demais redes sociais.
(Texto editado dia 19 de outubro, às 22h37, para mudança de data. O evento acontecerá dia 4 e não dia 7 como tínhamos divulgado nesta matéria.)
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.