O projeto da agroindústria Bioenergia Orgânicos, sediada no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi apresentado ao vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão, na quinta-feira (21). O empreendimento já investiu R$ 40 milhões em pesquisa e no cultivo de oito frutos e projeta um aporte de mais R$ 60 milhões na fase de industrialização, prevista para 2019. A empresa estima gerar cerca de 2 mil empregos, diretos e indiretos.
Essa agroindústria vai tornar a região da Chapada um polo de alimentos orgânicos e gerar muitos postos de trabalho. Pois, além do desenvolvimento econômico regional, nosso lema, fará ainda a valorização da agricultura familiar e da cultura de alimentos saudáveis”, destacou Leão.
Com 3,5 mil hectares de terra no distrito de Tanquinho, a Bioenergia pretende preservar 50% da área, 30% a mais que a obrigação legal, utilizando a água do Rio Santo Antônio, afluente do Paraguassu. Ela produzirá parte da matéria prima a ser processada, mas contará também com uma rede de produtores da agricultura familiar que receberão qualificação e mudas. A empresa comprará deles até 100% do que colherem. Há um projeto para incluir produtores de mais de 30 municípios do entorno. Atualmente, grande parte dos trabalhadores são oriundos das comunidades quilombolas de região.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.