Os números de desabrigados e desalojados no sul da Bahia por causa das chuvas que começaram na última quinta-feira (23), vêm aumentando. De acordo com o governador Rui Costa, 19 municípios estão com comunidades embaixo da água.
A Defesa Civil do estado e as prefeituras das cidades atingidas informaram hoje (25) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados. Os feridos são 286 e 17 morreram nas enchentes. A população atingida chega perto de 380 mil pessoas de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.
Nas redes sociais, muitos moradores pedem socorro postando relatos e vídeos das inundações [veja abaixo]. E o alerta sobre a região deve continuar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul da Bahia continua com status de Perigo e Perigo Potencial para chuvas intensas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Mais chuvas
Nas áreas mais graves, existe a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora.
De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
>> Veja também: Sirenes são acionadas em Sete de Abril e Castelo Branco devido às fortes chuvas.
A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada. (Com informações da Agência Brasil)
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.