‘Democracia em Vertigem’ é indicado ao Oscar após Bolsonaro questionar boas produções no país

O filme de Petra Costa, produzido pela Netflix, é uma visão em primeira pessoa da ascensão da esquerda no Brasil

“Democracia em Vertigem”, da brasileira Petra Costa, foi indicado nesta segunda-feira (13) ao Oscar de melhor documentário.

O filme de duas horas, produzido pela Netflix, é uma visão em primeira pessoa da ascensão da esquerda no Brasil, da chegada do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva ao poder e da cadeia de eventos que mais tarde impactaram o cotidiano do país: o julgamento político da sucessora de Lula, Dilma Rousseff, a prisão do próprio ex-presidente e a ascensão do atual presidente, Jair Bolsonaro.

“Estamos extasiados pela @TheAcademy ter reconhecido a urgência de #DemocraciaEmVertigem. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Viva o cinema Brasileiro!”, escreveu Petra Costa em seu Twitter.

No dia 26 de dezembro, após publicar o decreto que estabelece número mínimo obrigatório de exibição de filmes brasileiros nos cinemas do país em 2020, o presidente Jair Bolsonaro disse que a chamada “cota de tela” poderá ser extinta quando começarem a produzir “bons filmes”. O presidente questionou: “Há quanto tempo a gente não faz um bom filme, não é?”

Democracia em Vertigem, uma crônica da história política recente do Brasil, disputará a estatueta dourada com “Indústria americana”, “The Cave”, “For Sama” e “Honeyland”. Veja trailer abaixo:

Carregar mais em Entretenimento

Vejam também

Festival de Inverno de Morro do Chapéu terá Barão Vermelho, É o Tchan, Dudu Nobre e Calcinha Preta

O Festival de Inverno de Morro do Chapéu vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e já…