Após ser diagnosticada com Covid-19 e ser internada no Hospital Couto Maia, na semana passada, a enfermeira Maria Angélica, de 53 anos, está recuperada e já voltou a trabalhar. Maria Angélica foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 na Bahia, no dia 19 de janeiro.
No entanto, a enfermeira foi infectada pelo vírus Sars-Cov-2 antes de tomar a segunda dose da vacina. A eficácia contra a doença só pode ser alcançada após 20 dias da aplicação da segunda dose.
Todas as vacinas contra a Covid-19 têm eficácia de 100% para casos graves e moderados, desde que seja respeitado o tempo de janela imunológica. Ainda assim, pessoas vacinadas ou não, devem continuar com os protocolos de segurança da pandemia, já que a eficácia das vacinas não é de 100% contra a infecção, e sim de casos graves e moderados, e pessoas curadas de Covid-19 podem transmitir o vírus, ainda que estejam imunizadas.
A pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, aponta que mesmo com vacinação em massa, hábitos como uso de máscara e distanciamento social devem virar hábito para os próximos dois anos.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.