Mais uma etapa para a construção da ponte Salvador-Itaparica foi concluída esta semana. Após a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovar o Fundo Garantidor do Aporte da Ponte Salvador-Itaparica (FGAP) nesta segunda-feira (11), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), sancionou o fundo garantidor. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (13).
O Fundo Garantidor do Aporte da Ponte Salvador-Itaparica será gerido pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e é destinado aos contratos de Parceria Público-Privada (PPP) para execução das obras e dos serviços de construção, operação e manutenção da estrutura. O Governo da Bahia deve injetar R$ 750 milhões na obra, divididos em parcelas anuais de R$ 250 milhões.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, João Leão (PP), disse que cerca de sete mil pessoas devem trabalhar nas obras, que devem começar entre setembro e outubro deste ano, a depender do início da vacinação contra a Covid-19.
Em novembro do ano passado, foi assinado por Rui Costa o contrato para a construção da ponte, em evento com o governador e as presenças de outras autoridades da Bahia e dos representantes das empresas chinesas que fazem parte do consórcio que elaborarão e executarão as obras. Em janeiro do ano passado, há quase um ano, foi concluída a licitação para a construção da ponte.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.