A manhã deste domingo (15) de eleição reservou surpresas para alguns eleitores que não conferiram as mudanças de seus locais de votação. Entrevistados pela repórter do Caderno de Notícias, Claudia Correia, o juiz eleitoral da 1ª Zona, Mário Caymmi, e a promotora eleitoral, Vilma Cecília, disseram que o maior problema na sua zona de votação foi a alteração dos locais das seções.
Os órgãos de justiça eleitoral de todo o Brasil divulgaram amplamente que haveria mudanças nos locais de votação e indicaram que todos os eleitores consultassem o site dos tribunais regionais eleitorais, o aplicativo e-Título ou o número de telefone indicado.
A necessidade da consulta do local de votação foi amplamente divulgada por veículos de comunicação de todo o país (inclusive aqui no Caderno de Notícias), mas o juiz eleitoral não enxerga que o problema tenha sido de displicência dos eleitores. “A imprensa podia ter divulgado mais essas mudanças de locais de votação, o eleitor está sem informação, causou muito problema”.
O cadeirante Edmundo Barreto, de 44 anos, foi um dos eleitores que se mostrou indignado por chegar a um local de votação que não era o seu. Entrevistado pelo repórter Ricardo Santos, no Cabula, Edmundo ameaçou nunca mais votar na vida. “Cada dia muda o lugar da seção e fica difícil para mim, na minha situação ficar me locomovendo para cima e para baixo, neste calor e com a minha condição. Mudaram meu local de votação e mandaram eu entrar no aplicativo agora para consultar, mas meu celular está em casa”, disse.
O juiz eleitoral Mário Caymmi ressaltou que, fora os problemas com eleitores que se equivocaram sobre o local de votação, o mais problemático foi no Clube Espanhol. Dos quatro servidores de suporte do Clube Espanhol, apenas um compareceu, mas este tem dificuldade auditiva e passou por dificuldades para fazer a leitura labial pelo fato de o uso de máscaras de proteção taparem a boca.
Com informações dos repórteres do Caderno de Notícias Claudia Correia e Ricardo Figueredo.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.