Juiz eleitoral diz que maior problema na sua zona de votação foi alteração dos locais de seções

Apesar de as mudanças terem sido divulgadas com antecedência, muitos eleitores se disseram surpresos

A manhã deste domingo (15) de eleição reservou surpresas para alguns eleitores que não conferiram as mudanças de seus locais de votação. Entrevistados pela repórter do Caderno de Notícias, Claudia Correia, o juiz eleitoral da 1ª Zona, Mário Caymmi, e a promotora eleitoral, Vilma Cecília, disseram que o maior problema na sua zona de votação foi a alteração dos locais das seções.

Os órgãos de justiça eleitoral de todo o Brasil divulgaram amplamente que haveria mudanças nos locais de votação e indicaram que todos os eleitores consultassem o site dos tribunais regionais eleitorais, o aplicativo e-Título ou o número de telefone indicado.

A necessidade da consulta do local de votação foi amplamente divulgada por veículos de comunicação de todo o país (inclusive aqui no Caderno de Notícias), mas o juiz eleitoral não enxerga que o problema tenha sido de displicência dos eleitores. “A imprensa podia ter divulgado mais essas mudanças de locais de votação, o eleitor está sem informação, causou muito problema”.

O cadeirante Edmundo Barreto, de 44 anos, foi um dos eleitores que se mostrou indignado por chegar a um local de votação que não era o seu. Entrevistado pelo repórter Ricardo Santos, no Cabula, Edmundo ameaçou nunca mais votar na vida. “Cada dia muda o lugar da seção e fica difícil para mim, na minha situação ficar me locomovendo para cima e para baixo, neste calor e com a minha condição. Mudaram meu local de votação e mandaram eu entrar no aplicativo agora para consultar, mas meu celular está em casa”, disse.

Edmundo Barreto – Foto: Ricardo Figueredo

O juiz eleitoral Mário Caymmi ressaltou que, fora os problemas com eleitores que se equivocaram sobre o local de votação, o mais problemático foi no Clube Espanhol. Dos quatro servidores de suporte do Clube Espanhol, apenas um compareceu, mas este tem dificuldade auditiva e passou por dificuldades para fazer a leitura labial pelo fato de o uso de máscaras de proteção taparem a boca.

Com informações dos repórteres do Caderno de Notícias Claudia Correia e Ricardo Figueredo.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Para ler ou assistir a entrevista dos candidatos entrevistados pelo Caderno de Notícias, basta clicar no link com o nome dele(a), por ondem de entrevista: Pr. Sgt. Isidório (Avante)Olívia Santana (PCdoB)Rodrigo Pereira (PCO)Major Denice Santiago (PT)Cezar Leite (PRTB), Hilton Coelho (PSOL)Celsinho Cotrim (PROS). Bruno Reis (DEM) e Bacelar (Podemos) foram convidados, mas recusaram a entrevista.
Carregar mais em Eleições

Vejam também

Termina hoje prazo para eleitor justificar ausência no primeiro turno

Por Agência Brasil Hoje (1º) é o último dia para o eleitor que não votou no primeiro turno…