Lula diz que pode apoiar qualquer candidato progressista contra Bolsonaro em 2022

Segundo o ex-presidente, a decisão para ele concorrer só depende da Justiça

Para as eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, em entrevista à Reuters na sexta-feira (18), que poderá apoiar qualquer candidato que tenha condição de derrotar o presidente Jair Bolsonaro.

“Não precisa ser do PT. Se for um candidato do PDT, do PCdoB, do PSB, do PSOL que estiver na disputa em que o PT não esteja, o PT não terá nenhuma dúvida de apoiar qualquer candidato progressista”, disse Lula por videoconferência.

Quando perguntado se ele gostaria de concorrer às eleições presidenciais, Lula disse que depende da Justiça. O ex-presidente tem duas condenações criminais por corrupção que o impedem de concorrer, a menos que consiga derrubá-las.

Ainda um dos políticos mais populares do país, após seu governo de 2003 a 2010, Lula afirma que os casos de corrupção contra ele foram politicamente motivados para impedi-lo de retornar ao poder e espera que as sentenças possam ser anuladas pelos tribunais, conforme surjam evidências de parcialidade dos procuradores.

De acordo com uma pesquisa do jornal digital Poder360, apurada na semana passada, se Lula estivesse liberado para concorrer e a eleição fosse hoje, ele empataria com Bolsonaro em um segundo turno.

A pesquisa mostrou que Lula leva vantagem entre mulheres, jovens e eleitores universitários, enquanto Bolsonaro conquistaria Estados do cinturão agrícola, o Amazonas e mesmo o Nordeste, que já foi um reduto de Lula, mas onde Bolsonaro conquistou espaço com pagamentos emergenciais às famílias durante a pandemia.

Com informações de Reuters e Poder360.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Política

Vejam também

Téo Senna critica Embasa por deixar escola em São Marcos há 15 dias sem aula por falta de água

O vereador Téo Senna (PSDB) criticou, na última segunda-feira (29), a Empresa Baiana de Ág…