No debate realizado pela ABI e OAB/BA, na noite desta quarta-feira (4), o editor do Caderno de Notícias, Luciano Barreto, escolheu fazer uma pergunta sobre habitação para o candidato Hilton Coelho (PSOL). Ao contextualizar o déficit populacional do município, que em 2018 era de 106.415 unidades segundo a Fundação João Pinheiro, a desaceleração do Programa Minha Casa Minha Vida pelo Governo Federal e a escassez de recursos próprios do município, Barreto perguntou como o candidato psolista pretende conduzir a política habitacional se for eleito, levando em consideração esse cenário.
Hilton Coelho falou de revitalizar o Centro Histórico, mas rechaçou alinhamento com oposicionistas para atingir as metas de habitação. “Temos que ir parta cima da especulação imobiliária. Só no Centro Histórico temos 1.500 imóveis. Vamos revitalizar o Centro Histórico. Além de garantir a moradia, garantiremos o bem viver, com creches, escolas, tudo isso. Para fazer esse trabalho, é preciso confrontar os grupos econômicos, não podemos fazer isso se aliando com alguns partidos”.
A declaração de Hilton veio depois de um debate entre Rodrigo Pereira (PCO) e Olívia Santana (PCdoB) sobre alianças dentro do campo da esquerda.
Sorteado para repercutir a fala de Hilton Coelho, o candidato Celsinho Cotrim (PROS) falou de construir o segundo maior conjunto habitacional de Salvador, espelhado no modelo do conjunto habitacional de Cajazeiras, que fica longe do centro. “No meu governo vamos fazer a maior revolução habitacional”, disse, sem dar detalhes sobre a quantidade de moradias que promete.
Na réplica, Hilton Coelho criticou as gestões municipal e estadual. Em seguida, Olívia Santana (PCdoB) fechou o ciclo sobre o tema. “Nós temos uma política de moradia. O programa Favela Importa é de requalificação dos ambientes degradáveis, incluindo limpeza de canais e saneamento básico. Vamos lançar mão desses investimentos, parte deles para interesses sociais, e outra parcela para apoio e suporte de atividades produtivas, oferecendo incentivos a micro e pequenos empreendedores”. Para assistir o debate na íntegra, clique aqui.
O debate teve transmissão da TVE, da Rádio Excelsior e do canal do YouTube da OAB Bahia. Confira as outras matérias sobre o debate realizado pela ABI e OAB/BA, na noite desta quarta-feira (4), na sede da ABI, no Centro Histórico.
Olívia Santana e Cezar Leite lamentam ausência de Bruno Reis e discutem lideranças
Debate ABI/OAB-BA: Bacelar acusa ACM Neto de “afugentar empreendedor” com “calote e aumento de IPTU”
Debate ABI/OAB-BA: Rodrigo Pereira critica aliança de Olívia com PP
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.