Quatro senadores concorrem a presidência do Senado em fevereiro

Até o momento, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Simone Tebet (MDB-MS), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) estão na disputa

Com eleição prevista para o início de fevereiro, a presidência do Senado tem, até o momento, quatro senadores na disputa. Anunciaram as candidaturas para os próximos dois anos Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Até o dia da eleição novas candidaturas podem ser apresentadas.

Simone Tebet

Lançada pelo MDB a senadora Simone Tebet é atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se eleita, ela será a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional. A senadora defende a harmonia entre os Poderes, o fortalecimento das instituições e o papel decisivo do Legislativo. Tebet é coligada com o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que disputa a Presidência da Câmara.

A senadora tem os votos da bancada do MDB, mais o apoio declarado de senadores do Cidadania, Podemos e PSDB, entre eles os votos individuais de Lasier Martins (Podemos-RS), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), José Serra (PSDB-SP) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), entre outros.

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco lançou sua candidatura se comprometendo, entre outras coisas, a garantir as liberdades, a democracia, a estabilidade social, política e econômica do Brasil, bem como a segurança jurídica, a ética e a moralidade pública, com respeito às leis e à Constituição.

O senador ainda defende a unificação das instituições pelo bem comum, a pacificação da sociedade e a independência do Senado. Outro compromisso assumido foi o atendimento à crise sanitária do país em decorrência da covid-19.

Pacheco já recebeu o apoio formal de nove partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos.

Major Olimpio

O senador Major Olimpio justifica sua candidatura por entender que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem se aproximado do PT, que apoia a candidatura de Rodrigo Pacheco.

O parlamentar espera contar com o apoio do grupo que compõem o Muda Senado, mas reconhece que tem poucas chances.

Kajuru

O senador Kajuru disse que também está na disputa pela presidência, mas adiantou que vai apoiar a candidatura de Simone Tebet. Para ele, lançar seu nome é uma forma de “marcar posição” em pronunciamento que fará no dia da eleição como protesto à atual Presidência do Senado.

Rito

Por causa dos riscos de contaminação da pandemia de covid-19, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deverá anunciar nos próximos dias a data e horário da eleição da Mesa, após reunião com os servidores para avaliar os preparativos necessários.

Com informações de Agência Senado.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Política

Vejam também

Téo Senna critica Embasa por deixar escola em São Marcos há 15 dias sem aula por falta de água

O vereador Téo Senna (PSDB) criticou, na última segunda-feira (29), a Empresa Baiana de Ág…