O governador Rui Costa (PT) informou o que a maioria já previa sobre o carnaval de Salvador em fevereiro de 2022. “Se no início de dezembro estava difícil de fazer o Carnaval, agora ficou impossível. Sou responsável e eu não autorizaria o Carnaval nestas condições”, disse em conversa com jornalistas na manhã desta quinta-feira (23).
Segundo Rui Costa, que assinou a prorrogação da liberação de eventos com 5 mil pessoas nesta semana, o limite estabelecido já está acima do que era imaginado durante a pandemia e o cuidado é necessário para novas flexibilizações, sobretudo com o surto de gripe que vigora na cidade.
>> Veja também: Governo da Bahia dá desconto de 20% em IPVA antecipado.
“Festas com 5 mil pessoas já pode ser um risco, imagine um carnaval com 3 milhões de pessoas. Precisamos ter cautela. Vamos devagar que o santo é de barro. Vários países da Europa estão com novas medidas mais rigorosas, suspendendo aulas, aumentando rigor de circulação de pessoas. Não faz sentido a gente jogar todo esforço feito, comerciantes, trabalhadores de saúde, jogar esse esforço fora”, afirmou.
Até agora o que se configura em Salvador é ter festas no formato indoor, ou seja, fechadas e particulares autorizadas pelos órgãos competentes.
Ver essa foto no Instagram
Em outra rede social, o governador disse que pelo menos até fevereiro a decisão está tomada. “Não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a Covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde”.
Precisamos ter responsabilidade com a saúde e a vida das pessoas. Realizar o Carnaval no modelo tradicional, como uma festa em larga escala, se mostra inviável. Mais pra frente, avaliaremos o que pode ser feito e em que condições.
— Rui Costa (@costa_rui) December 23, 2021
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.