Na manhã desta quinta-feira (19), o governo do estado de São Paulo recebeu um lote com as primeiras 120 mil doses da vacina contra a Covid-19, a CoronaVac. Importado da China, o imunizante foi desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, em uma parceria com o Instituto Butantan.
O lote foi trazido em um voo da China que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A recepção contou com a presença do governador João Doria (PSDB), do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e do secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchtey. As 120 mil doses são as primeiras de um total de 46 milhões de doses compradas pelo governo de São Paulo.
A CoronaVac é uma das quatro vacinas que estão na terceira fase dos testes no Brasil e que, de acordo com estudos, mostra segurança e resposta imune nas primeiras fases. Porém, para ser aplicada na população, ainda precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por questões de segurança, as doses serão armazenadas em um local que não foi divulgado pelo governo.
Recentemente, os testes da CoronaVac no Brasil tinham sido suspensos por suspeição de causa morte em um dos voluntários, mas, dois dias depois a Anvisa voltou a autorizar os testes. O caso segue em apuração.