VÍDEO: Delegadas cumprem 100 mandados de prisão por violência contra mulheres

0

Um time de delegadas da Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriu nesta quinta-feira (13), operação que prendeu mais de 100 homens que estavam foragidos e são acusados de cometerem violência contra mulheres. [vídeo abaixo]

A operação batizada de Athena – Deusa grega da divindade do senso de justiça, sabedoria e inteligência – acontece em pleno agosto, mês em que se comemora 14 anos da lei Maria da Penha e da consciência ao combate da violência doméstica.

Segundo o Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher do RJ (DGPAM), a operação tenta frear o crescimento do número de casos de violência às mulheres, que em 2019 registrou mais de 20 mil agressões no estado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Caderno de Notícias (@cadernodenoticiasoficial) em

Em todo o país, mesmo com a pandemia, os casos cresceram consideravelmente – o número de feminicídios, por exemplo, aumentou mais de 20%, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na Bahia, casos de violência doméstica cresceram 37% no mês de abril. Além disso, em maio, os casos de feminicídio cresceram em 150% no estado, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Como denunciar

Por conta da pandemia da Covid-19 e sem atendimento presencial, existem três formas de uma mulher realizar uma denúncia, que podem ser por meio de telefone gratuito (0800 6424577), e-mail (gedem@mpba.mp.br) e o disk 180.

Além de procurar a polícia, as mulheres podem denunciar casos de violência através do site da Coordenadoria da Mulher e solicitar o apoio da Ronda Maria da Pena pelo telefone (71) 3117-8224.

O atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para as mulheres vítimas de violência é através do número 129. A ligação é de graça, fixo ou móvel, para todo o estado de segunda a sexta, das 9h30 às 13h30 e nos fins de semana no (71) 99913-9108, em Salvador.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Polícia

Check Also

Reconhecimento facial auxilia na captura de três criminosos no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, na última quinta-feira (25), com au…